quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ómega 3 na Gravidez

EMBORA CIENTES DOS BENEFÍCIOS DO ÁCIDO FÓLICO E CÁLCIO, A MAIOR PARTE DAS MULHERES DESCONHECE OS BENEFÍCIOS DO ÓMEGA 3.

Metade das mulheres grávidas e mães recentes desconhecem a importância de consumir ómega 3 durante a gravidez, bem como a influência do ácido gordo DHA para a saúde da criança. O estudo foi conduzido pela Society of Women’s Health Research entre mais de 500 mulheres com mais de 18 anos,grávidas, a amamentar ou com crianças com menos de 3 anos. A grande maioria sabe identificar o ácido fólico e o cálcio associado à vitamina D, bem como as suas fontes, como nutrientes importantes durante a gravidez. Quanto ao ómega 3, o desconhecimento é quase total: 68 por cento afirma nunca ter sido aconselhada pelo médico a tomá-lo e mais de 7 em 10 mulheres não faz ideia sequer que alimentos contém este ácido gordo.

“Ómega 3, ácido fólico e cálcio com vitamina D são os Três Nutrientes Essenciais para antes, durante e depois da gravidez”, sublinha Phyllis Greenberger, presidente da Society of Women’s Health Research.
Para além de uma dieta equilibrada, a instituição recomenda para mulheres grávidas e a amamentar:
ÁCIDO FÓLlCO
400 mcg/dia para manter a saúde das células e prevenir defeitos de nascença. De acordo com um estudo da Food and Drug Administration norte-americana, apesar de o consumo de folato ter aumentado com o aparecimento de alimentos enriquecidos, os valores ainda não atingem as recomendações nutricionais. As melhores fontes de ácido fólico incluem cereais enriquecidos, sementes, vegetais de folhas verdes, feijão, vagens, favas, brócolos, espinafres, multivitamínicos ou suplementos de ácido fólico.
CÁLCIO + VITAMINA D
1000 mg de cálcio com 200 UI de vitamina diárias para ossos fortes e dentes saudáveis. O cálcio está disponível em lacticínios e alimentos fortificados .
DHA ÓMEGA 3:
300 mg/dia. Uma maior ingestão de ómega 3 durante a gravidez diminui o risco de partos prematuros e depressão pós-parto. As fontes mais importantes deste nutriente são os peixes gordos de água fria, geralmente desaconselhados durante o período de gestação devido aos perigos de contaminação. Uma alternativa são os alimentos enriquecidos: ovos, soja, barras nutritivas, e suplementos naturais.

Fonte do Artigo: http://www.naturalesaudavel.com/?p=308 - (Acessado em Junho de 2012)




0 comentários:

Postar um comentário