quinta-feira, 28 de junho de 2012

Além de doenças, prisão de ventre causa mau humor







Quantas vezes você não viu alguém chamar uma pessoa muito irritada de "enfezada"? Pois a origem desta palavra vem justamente da prisão de ventre e acúmulo de fezes no intestino.
"Na verdade, a constipação intestinal causa mais distúrbios psicológicos do que físicos", diz o médico Arnaldo Ganc, do Albert Einstein, em São Paulo.
Mau humor, constrangimento, inchaço, dor abdominal e irritação são características de quem sofre com a prisão de ventre. "É uma situação de impotência, porque evacuar é uma necessidade natural do organismo de se livrar de substâncias que não interessam ao corpo. Além disso, sentar é incômodo", exemplifica Zaira Hayek, 41 anos, jornalista que começou a sofrer com o mal há sete anos.
Mas não é "apenas" o equilíbrio psicológico que fica comprometido. A prisão de ventre causa, sim, outras doenças: as proctológicas (no reto e no ânus), como hemorróidas, prolapso de mucosa e fissuras.
Para evitar o aparecimento de doenças, além do incômodo, Ganc recomenda que se procure um especialista o quanto antes. "Existe cura definitiva, em qualquer nível de gravidade. Na maioria das vezes, só é necessário um programa de reeducação intestinal."


0 comentários:

Postar um comentário